Curiosidade Musical! Sabia que… (Afinação+Download)

Downloads disponíveis por Sérgio R. Cavaco Afinação-tipos-de-afinadores File size: 245 KB Downloads: 595   Hoje em dia somos praticamente inseparáveis dos telemóveis e como tal existe uma curiosidade “musical” em todos eles e muitas vezes nem damos conta disso, o que é normal, mas na vida de um músico pode despertar alguma atenção e até…

Downloads disponíveis por Sérgio R. Cavaco

 

Hoje em dia somos praticamente inseparáveis dos telemóveis e como tal existe uma curiosidade “musical” em todos eles e muitas vezes nem damos conta disso, o que é normal, mas na vida de um músico pode despertar alguma atenção e até necessidade, foi exactamente o que me aconteceu :)

Ao fazermos uma chamada ouvimos o “dial tone” ou seja um som (nota musical) que nos permite saber que a chamada está a ser feita, isto se o destinatário não tiver um “ringtone”!

Mas o curioso acerca disto e que aqui partilho convosco, tem a ver com um episódio que me aconteceu numa sessão de ensaio…

Estava eu para pôr as mãos à guitarra quando reparei que duas das cordas tinham ido à vida!

Cumprindo o típico ritual e já que as restantes cordas não estavam famosas lá arranjei um conjunto novo e mãos à obra…

Após proeza feita, afinei o cordofone de ouvido visto que não tinha nenhum afinador comigo, até que ficou aceitável mas sabia que não estava na afinação “standard” ou padrão (440 Hz), estava talvez um pouco grave.. ou estava quase no ponto??

Perfeita… não estava de certeza!!

Foi então que pensei … “preciso de uma referência sonora para confirmar a afinação”

Como que por artes mágicas lembrei me do tal som da chamada… “Dial tone” pois já sabia que este “som” é uma nota musical e qual ela era!!

Escusado será dizer que no ano em questão nem era comum ter-se telemóveis com sistema android ou seja tinha um daqueles telemóveis do tempo dos dinossauros, caso contrário uma simples app de afinador digital resolveria a questão rapidamente

Tendo essa nota de referência, quem tenha um pouco de treino auditivo e conhecimento básico de como afinar consegue através dela afinar uma corda e a partir desta as restantes…

Aproveito para disponibilizar para download um simples documento acerca da “Afinação e Tipos de Afinadores – Download“:

Não esperei e toca a fazer uma chamada! (que de momento não interessará à história para quem foi) :)

Uma chamada telefónica que tinha única e exclusivamente apenas um propósito…

Ouvir a sexta nota da escala de Dó Maior e lá estava ela … A minha querida e tão desejada nota LÁ !!

Confirmem:

 

Desta forma criativa e rara, afinei na perfeição a corda Lá da guitarra (5ª corda a contar da mais fina para a mais grossa) e assim facilmente afinei todas as outras!

 

Quanto mais prático não seria ter um afinador digital à mão.. no entanto de momentos estranhos passa-se a situações curiosas.

Muitas vezes nas minhas aulas conto este episódio e a reacção de alguns alunos é no mínimo hilariante… “este gajo não bate bem da carola…”  ou  “…quem é que se lembra disto??”

De facto toda esta situação acontece a quem passa a maior parte do tempo da sua vida entregue ao mundo dos sons.

Tudo o que nos rodeia está repleto de sons como sabemos, desde o vento ao bater das ondas no areal, dos automóveis, aos gritos dos miúdos a jogar à bola , desde o som do batimento cardíaco ao som do “tic tac” do relógio da cozinha…

 

 

Já agora… os relógios servem de metrônomo, um “tic” por segundo perfaz 60 batidas por minuto  (BPM´s) obviamente, portanto caso precisem de praticar uma música bem lenta e calma e estejam com insónias já sabem que a altas horas da noite em pleno silencio profundo e quando todos lá em casa já dormem , vocês, de instrumento nas mãos e com dedos subtis podem ensaiar ao “som” do relógio.

Obs: Não me responsabilizo por “danos” familiares causados por esta minha sugestão :)

Para finalizar, já sabem, que sempre que fizerem uma chamada em Portugal ( pois parece que os “dial tones” variam de país para país, daria tema para outros tantos artigos ) estão a ouvir a nota Lá!

Partilhem esta curiosidade e já que estão “com a mão na massa” experimentem testar o vosso ouvido e afinem a vossa guitarra através da célebre nota LÁ!!

 

Boa Música!!

 

Gostou deste artigo?

Insira o seu email e receba notificações de novos artigos. Obrigado!

 

 

[maxbutton id=”2″ ]

 

[maxbutton id=”1″ ]

Similar Posts