Minueto em Sol Maior BWV 114 de Bach? (Download Áudio+Pauta&Tablatura)

Downloads disponíveis por Sérgio R. Cavaco Christian Petzold – Minueto em Sol Maior BWV Anh. 114 File size: 131 KB Downloads: 1164 Minueto em Sol Maior BWV Anh. 114 File size: 2 MB Downloads: 1071 Na pausa do almoço, num “break” à tarde, após um longo dia de trabalho, ou pela noite fora…  sabe sempre…

Downloads disponíveis por Sérgio R. Cavaco

Na pausa do almoço, num “break” à tarde, após um longo dia de trabalho, ou pela noite fora…  sabe sempre bem ouvir uma música relaxante, este Minueto encarrega-se bem disso. Peça de simplicidade e muito famosa!! Interpretada aqui na guitarra clássica com um andamento lento. Viajemos até ao século XVII / XVIII.

Vamos à musica!! Após ouvirem o áudio disponível em baixo, espero que se sintam mais leves e relaxados(as) :) …falarei também acerca do verdadeiro autor desta obra e algumas curiosidades acerca da história em torno dela, incluído um clássico dos clássicos… Uma história de amor que não terminou bem.

Minueto em Sol Maior BWV Anh. 114 de…  Bach??

Minueto ou minuet é uma dança em compasso de 3/4, de origem francesa, ou uma composição musical que integra suítes e sinfonias. De origem aristocrática, o minueto foi muito popular na corte de Luís XIV de França, difundiu-se pela Europa nos séculos XVII e XVIII. É uma dança caracterizada por ser alegre e dançante.”

A maior parte dos músicos e todas as pessoas que conhecem esta peça acreditam que a sua autoria foi de Johann Sebastian Bach… mas não…

Durante séculos pensou-se ter sido composta por Bach mas em 1970 vários especialistas responsáveis por esta área de investigação chegaram à conclusão que não foi.

O verdadeiro autor chama-se Christian Petzold.

A confusão em questão tem a ver com a existência de um pequeno livro que sobreviveu ao longo dos séculos com várias composições musicais que o próprio Bach ofereceu à sua esposa em 1725.

Imagem do “pequeno livro” de Anna Magdalena oferecido pelo seu marido Johann Sebastian Bach em 1725

Este livro foi feito exclusivamente para Anna Magdalena estudar e praticar, sabe-se que Anna foi uma cantora (soprano) como tal, estava bem familiarizada com o meio musical.

O livro contém dezenas de obras na sua maioria da autoria de Bach, mas também existem várias peças musicais de outros compositores que ele apreciava bastante , entre estas, encontrava-se este Minueto de Christian Petzold.

A “confusão” aqui referida tem a ver com a pauta não estar assinada pelo autor, presumiu-se então ser de Bach, visto ser um livro feito pelo seu próprio punho para oferecer a Anna Magdalena.

Séculos depois lá se descobriu entre várias pautas de Christian Petzold este Minueto assinado pelo próprio.

Christian Petzold foi um compositor alemão do século XVII que tinha fama de excelente organista. Infelizmente a maior parte das suas composições foram esquecidas na contemporaneidade.

Graças ao erro de atribuição desta obra a Bach a sua pequena composição ganhou popularidade e fama, no entanto ainda nos dias de hoje a maioria das pessoas acredita ser uma composição de Bach.

Christian Petzold

Os estudiosos acerca da vida e obra de Bach associam a oferta deste livro a Anna como uma prova de amor e entrega.

O casal vivia e dependia exclusivamente da Música.

Reuniões de convívio musical e dança na casa de Bach e Anna em Leipzig eram frequentes, tornando-se assim um centro de animação onde amigos e familiares se reuniam!

A relação ia bem e sempre recheada de amor mútuo e muita música,  mas os últimos anos foram bastante desoladores e cruéis para o casal.

Bach visivelmente cansado e desiludido com a falta de reconhecimento por toda uma vida dedicada à composição e também por inúmeras disputas acabaria por se recolher em casa privando-se da vida pública, nada mais compôs.

Um dos maiores compositores que a humanidade já conheceu morreu frustrado e na pobreza em 1750.

Anna Magdalena acabou por mendigar nas ruas, nada a poupou do desespero vivido, registos históricos comprovam que um dos filhos a ajudaria de tempos a tempos, mas era claramente uma ajuda insuficiente.

Hoje em dia pode-se pensar que Bach seria muito famoso na época mas a verdade (incompreensível) é que chegou a ser considerado um compositor medíocre sem direito a reconhecimento (apesar de alguns críticos inteligentes da época perceberem bem a grandeza da sua obra) o casal vivia essencialmente de trabalhos musicais encomendados a Johann Sebastian Bach e da sua actividade de professor de teoria musical.

Só no século 19 “desenterrou-se” a música deste génio dando-lhe a merecida fama que se estendeu aos quatro cantos do Mundo!

Após muitos anos de vida em comum repletos de música e verdadeiro amor Anna e Johann viriam acabar os seus dias em profunda angústia e pobreza.

Em baixo segue uma das mais belas composições de J.S.Bach, é arrepiante a profundidade da obra, pois a carga emotiva do autor que transparece na harmonia dos vários instrumentos é de tal forma melancólica que faz-me imaginar que ele estaria a profetizar os seus últimos dias de modo a registar para sempre a sua profunda desilusão e tristeza com o final que acabaria por ter a sua vida e de sua amada, não através de palavras mas sim… através da Música!

Após a morte de Bach, Anna estava arruinada,  “pobre mulher de 59 anos” expressão de testemunhas retirada de documentos históricos. Apesar da extrema pobreza ela nunca concordou em vender o famoso “pequeno livro” de partituras e escritos musicais que lhe foi deixado pelo seu marido. 

Anna morreu em plena rua em 22 de fevereiro de 1760.

Gostou deste artigo?

Insira o seu email e receba notificações de novos artigos. Obrigado!

[maxbutton id=”2″ ]

[maxbutton id=”1″ ]

Similar Posts